A Polícia Militar apreendeu uma metralhadora calibre .50 durante uma operação no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, na última terça-feira (11). Esta arma, conhecida por seu uso em guerras, possui a capacidade de derrubar aeronaves, perfurar paredes e até mesmo blindagens. Em entrevista ao SBT News, José Ricardo Bandeira, presidente do Instituto de Criminalística e Ciências Policiais da América Latina, explicou que a .50 tem um poder de fogo devastador e pode atingir alvos a mais de 3 mil metros de distância.
Bandeira destacou que, embora a metralhadora .30 também seja uma arma poderosa, ela é significativamente menos letal e possui menor alcance em comparação com a .50. "O calibre .50 oferece um poder de fogo devastador, capaz de perfurar blindagens e causar grandes danos a veículos e estruturas", detalhou o especialista.
Além da metralhadora, a operação resultou na apreensão de onze fuzis e na prisão de 24 suspeitos. A operação, que terminou na manhã de quarta-feira (12), infelizmente deixou um policial e dois suspeitos mortos.